O QUE É O PLANO DIRETOR ?

O Plano Diretor Municipal (PDM) é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, indispensável para determinar as intervenções a serem executadas pelo poder público municipal e atender às exigências fundamentais de ordenamento das cidades. O PDM induz a um processo de planejamento contínuo que visa a ampliação dos benefícios sociais, a redução da desigualdade social e a garantia da oferta de serviços e equipamentos urbanos.

A Lei Federal nº 10.257 de 10 de julho 2001, o Estatuto da Cidade, veio regulamentar os artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988, que tratam da política urbana. No Estatuto da Cidade foram definidas as normas para a elaboração dos Planos Diretores Municipais, regulando o uso da propriedade em prol do bem coletivo e prevendo, em forma de lei, o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer.

O Plano Diretor é obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes e deve ser revisto a cada 10 anos, seguindo as determinações do Estatuto da Cidade.

O QUE É O PLANO DE MOBILIDADE URBANA ?

O Plano de Mobilidade Urbana é um produto da Política Nacional de Mobilidade Urbana, Lei Federal nº 12.587/2012, que é um dos eixos estruturadores da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, que deve ser entendida como um conjunto de princípios, diretrizes e normas que norteiam a ação do Poder Público e da sociedade em geral, na produção e na gestão das cidades.

Cabe ao Plano de Mobilidade Urbana priorizar o transporte não motorizado, promover um transporte coletivo de qualidade e eficiente que beneficie a maioria da população de forma democrática, além de buscar a fluidez e segurança no trânsito.

Igualmente ao Plano Diretor, é obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes e deve ser revisto a cada 10 anos.

POR QUE REVISAR O PLANO DIRETOR ?

As cidades podem mudar muito em uma década! A revisão do Plano Diretor Municipal é necessária para adequar o planejamento urbano municipal para demanda atual do município. A revisão garante o uso democrático e sustentável do solo, capta recursos para o município, direciona a expansão urbana, prioriza os investimentos e muito mais.

COMO SERÃO FEITOS ?

Revisão do Plano Diretor
  • Etapa 1 – Estruturação, mobilização e metodologia
  • Etapa 2 – Diagnóstico e avaliação do PDM vigente
  • Etapa 3 – Diretrizes e propostas
  • Etapa 4 – Minutas de Lei
  • Etapa 5 – Plano de Ação
Plano de Mobilidade Urbana

A criação do Plano de Mobilidade Urbana de Matinhos igualmente será realizada através de um trabalho conjunto entre consultoria contratada, a Prefeitura Municipal e a População. O processo durará 1 ano e se dividirá em 5 fases.

  • Etapa 1 – Estruturação, mobilização e metodologia
  • Etapa 2 – Diagnóstico
  • Etapa 3 – Prognóstico, cenários e propostas
  • Etapa 4 – Minutas de Lei
  • Etapa 5 – Plano de Ação

COMO PARTICIPAR ?

Todos podem e devem participar da revisão do Plano Diretor Municipal para que ele possa refletir a vontade da comunidade de Matinhos. Dê sua opinião e sugestões através das Audiências Públicas, das Oficinas Comunitárias, ou neste site, no formulário abaixo. Participe!

Exerça a sua função de cidadão!

CRONOGRAMA DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR E PLANO DE MOBILIDADE
ATIVIDADES AGENDADAS
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS
ETAPAS
DÊ A SUA CONTRIBUIÇÃO

Tire suas dúvidas, faça um comentário ou envie uma sugestão para a revisão do Plano Diretor. Envie uma mensagem:

Nome completo

Email

Sugestões e perguntas